Criar uma Loja Virtual Grátis

PASTORAL DO DÍZIMO

PASTORAL DO DÍZIMO

                  

 

 

Dízimo no catolicismo brasileiro

No Brasil o dízimo voltou a ser implantado pela CNBB na Igreja Católica após 1969, quando o sistema de pagamento de taxas pelos serviços prestados pela Igreja haviam sido consideradas "pastoralmente inadequadas". Por essa sugestão, os dízimos não tinham sentido meramente monetário, mas centravam-se em atender às necessidades das dimensões social, religiosa e missionária assumidas pela Igreja.

Desde então não se utilizava mais a estipulação de porcentagem da renda dos adeptos, mas uma doação de compromisso de acordo com a sua possibilidade e disposição, uma proposta de participação do fiel na Igreja. Todavia, a maioria das paróquias não possuía esta prática implementada.

O Papa Bento XVI extinguiu o termo "dízimos" do quinto Mandamento da Igreja, conforme Compêndio do Catecismo da Igreja Católica por ele promulgado em 28 de junho de 2005 e republicado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. O Quinto Mandamento agora é assim: "Atender às necessidades materiais da Igreja, cada qual segundo as próprias possibilidades".

Deve-se considerar que a intitulada "pastoral do dízimo", cuja expansão verificou-se nos últimos anos, num ato simplório, reduzira o antigo termo "dízimos" para o singular "dízimo", que não encontrava outro significado senão a décima parte.

 

Dez Mandamentos do Dízimo

 

 

Os Dez Mandamentos do Dízimo ou Meus Dez Mandamentos do Dízimo é o nome dado ao conjunto de leis da Igreja Católica, estabelecidas de acordo com sua interpretação da Bíblia, para a contribuição do dízimo.

 

Há uma incerteza em relação ao novo nome a ser dado a eles, e até mesmo se eles ainda estão em vigor, pois com a promulgação em 2005 pelo Papa Bento XVI dos cinco mandamentos da Igreja (não confundir com os Dez Mandamentos da Lei de Deus) na sua forma atual, foi suprimido o termo "dízimos" do quinto mandamento (“pagar dízimos conforme o costume”), com a criação de uma nova redação (“Atender às necessidades materiais da Igreja, cada qual segundo as próprias possibilidades”).

 

Os Dez Mandamentos do Dízimo são (ou eram) os seguintes:

 

1 - Sou dizimista porque amo a Deus e amo o meu próximo. (2Co 9,7); 2- Sou dizimista porque reconheço que tudo recebo de Deus. (Sl 23; 1Co 4,7); 3- Sou dizimista porque minha gratidão a Deus me leva a devolver um pouco do muito que recebo. (Lc 17, 11-19); 4- Sou dizimista porque aceito como palavra de Deus o que leio na Bíblia. (Ml 3,10; Lc 21,14); 5- Sou dizimista porque creio, e confio, em Deus Pai. (Mt 6,25-31); 6- Sou dizimista porque o ato de partilha irá matando o meu egoísmo. (Lc 12,16-21; Pd 4,8); 7- Sou dizimista porque creio na vida cristã em comunidade. (Mt 18,20); 8- Sou dizimista porque Deus, o único pai rico, não quer ninguém passando necessidade. (Mt 25,40); 9- Sou dizimista porque gosto de viver em liberdade e alegria. (Jo 14,1-5; Mt 25,34); 10- Sou dizimista porque quero ver minha comunidade crescer e minha Igreja testemunhar o Evangelho de Jesus no mundo inteiro. (Mt 28,19-20; Mc 16,15). 

 

A Igreja Católica também possui uma “Oração dos Dizimistas”, que é a seguinte:

 

"Recebe Senhor, meu dízimo! Não é esmola, porque não és mendigo. Não é uma contribuição, porque não precisais. Não é o resto que me sobra que vos ofereço. Esta importância representa, Senhor, meu reconhecimento, meu amor. Pois se tenho, é porque me destes. Amém."

 

Há ainda a realização de “Missa do Dizimista”.

 

Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
ENQUETE
Voce costuma orar e estudar a biblia?
Sim
Nao
Só orar
Só estudar a biblia
Sempre
Ver Resultados

Rating: 2.7/5 (147 votos)




ONLINE
1








Oração ao Senhorac Bom Jesus de Iguape

 

   Senhor Bom Jesus, meu divino amigo, amigo de todo, olhai por nós e dai-nos o pão de cada dia, ajudai aqueles que não têm trabalho e nem teto.

   Ajudai-nos a ser firmes na fé e na esperança; defendei-nos dos perigos e do pecado; ajudai-nos a vencer as dificuldades que hoje vamos encontrar.

    Velai sobre minha família guiando-nos sempre pelo caminho que nos leva até vos.

    Perdoai-nos, Senhor, e abençoai os nossos desejos para o dia de amanhã.

   Senhor Bom Jesus, eu vos ofereço todo o meu dia, meu trabalho, minhas lutas, minhas alegrias e minhas dores. Concedei a mim e a toda minha família a vossa benção e uma vida feliz.

    Bom Jesus, operário de Nazaré, abençoai a todos nós.



Acesse: www.Grupoeditorasantos.com.br


Nosso Festejo está chegando e voce pode nos ajudar a faze - lo. Venha particpar coosco da organizaçao deste festejo. Quer fazer parte da equipe de Leitores e salmistas? Contate - nos.



"O Espirito Santo de Deus está sobre mim, e ele me ungiu para evangelizar" (Is. 61:1)



O grupo editora santos de Santa Luzia do Paruá - ma é um grupo patrocinador da comunidade católica Bom Jesus na paróquia de Santa Luzia do Paruá - ma.

 

Editora Santos confira nosso site:

www.grupoeditorasantos.com.br



Assita os canais catolicos em sua casa, progamação inteira para sua familia!

Tv canção nova


TV Aparecida

Tv Rede Vida

Tv século 21



 




Total de visitas: 31331